Características de uma boa avaliação

A avaliação necessita de precisão para refletir o real valor de mercado do imóvel analisado. Todos os fatores relevantes que têm poder para afetar o preço da propriedade — como tamanho e localização — devem ser observados cuidadosamente. Além disso, bons avaliadores são qualificados e licenciados, mantendo o profissionalismo e realizando o processo de acordo com normas e regulamentos.

O responsável pela avaliação deve utilizar métodos apropriados a cada tipo de imóvel, incluindo — a depender das características da propriedade — a abordagem de comparação de mercado, abordagens de custo ou abordagens de renda. Boas avaliações priorizam os diferenciais, como a localização. O avaliador deve considerar, por exemplo, distância entre o imóvel e instituições de ensino, segurança, comércio, unidades de saúde, acesso ao transporte público e tendências de valorização.

A pesquisa de mercado também é importante, pois ela abrange o mercado local e identifica tendências e flutuações que possam afetar o valor do imóvel. Além disso, boas avaliações fornecem documentos completos e transparentes que explicam como o processo foi realizado e quais fatores foram considerados para a composição do PTAM.

O avaliador deve ser imparcial e independente, evitando conflitos de interesse que possam influenciar o valor da avaliação, e optar pela comunicação clara — capaz de comunicar suas conclusões de maneira compreensível para o cliente. O cumprimento de prazos também é um diferencial para o avaliador.

➡️ Corretor de imóveis, está precisando fazer uma avaliação personalizada e rápida? Utilize o AVALION.

Compartilhe

Mais posts:

Isso vai fechar em 0 segundos