Imóveis Inteligentes: como avaliar?

Imóveis automatizados, também chamados de “inteligentes” ou “smart homes”, têm movimentado o mercado imobiliário e são considerados tendência mundial. A avaliação desse tipo de imóvel tem desafios únicos, tendo em vista que essas propriedades são equipadas com avançada tecnologia que afetam o valor final apontado pelo laudo.

Um dos aspectos a ser considerado durante a avaliação de um imóvel inteligente é a tecnologia. A automação residencial está ligada aos sistemas de segurança, controle de iluminação e temperatura, sistemas de entretenimento, eletrodomésticos conectados à Internet e muitos outros dispositivos que geralmente fazem parte das smarts homes.

Integração e compatibilidade também devem ser analisadas. É preciso avaliar como a tecnologia inteligente afeta a eficiência energética e a sustentabilidade do imóvel. O valor da unidade residencial pode ascender se houver sistemas que economizam energia, como termostatos inteligentes e painéis solares.

Os custos de manutenção e atualização dos sistemas do imóvel devem entrar em pauta, pois, com o avançar da tecnologia, os sistemas implantados ficarão antigos, ultrapassados. Logo, deve-se analisar quanto os moradores irão gastar com atualizações. Tudo isso faz diferença no valor final apontado pelo laudo de avaliação.

Facilidade de uso, avaliação de riscos, controle remoto, acessibilidade, valor da marca, consciência de mercado e documentação adequada também fazem total diferença na avaliação. Todas as essas características precisam ser observadas e analisadas para que haja transparência e coerência no processo.

Compartilhe

Mais posts:

Isso vai fechar em 0 segundos