Posição solar: o que saber antes de comprar um imóvel?

Na hora de comprar seu imóvel, além de pensar no preço, localização e tipo de moradia, um ponto de grande importância a ser considerado é a insolação da planta. Sim, a posição solar do seu apartamento tem que ser levada em conta na hora da compra.

Além de interferir no valor final do imóvel, a posição solar determina a luminosidade do apartamento e a sensação térmica dos cômodos, e o nível de umidade interno, muito importante para armários e guarda roupas.

A face Norte é um dos diferenciais listados em anúncios porque os imóveis nessa posição solar têm maior incidência de luz e recebem sol durante todo o dia, fatores mais valorizados principalmente no Sul do Brasil, em razão do clima.

Já a posição solar Leste faz com que o imóvel receba bastante luz na parte da manhã, uma vez que o sol nasce nesse ponto, porém, a incidência dos raios solares é mais fraca nesse período do dia, implicando em luminosidade com uma sensação térmica mais amena.

Nos imóveis voltados para a face Oeste, a insolação acontece durante a tarde, e a incidência dos raios é mais intensa, fazendo com que os cômodos fiquem mais aquecidos para o período da noite.

Finalmente chegamos à face Sul, a menos procurada devido à baixa incidência de luz direta. No verão, cômodos voltados para essa face poderão receber a luz do Sol nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, já no inverno a incidência da luminosidade será mais baixa.

Para conhecer corretamente a posição solar na qual seu imóvel se encontra é importante lembrar que nem todos os cômodos da planta estarão voltados para uma única face, os dormitórios e salas são considerados locais de maior uso, portanto, é importante verificar os pontos já citados para que não hajam surpresas na hora que você estiver morando em seu apartamento novo.

Compartilhe

Mais posts:

Isso vai fechar em 0 segundos