Posso usar o FGTS para comprar um terreno?

A Caixa Econômica Federal não permite a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a compra de lotes quando o solicitante já possui uma propriedade em seu nome.

Pelas regras da instituição, fica proibida a utilização do FGTS para a compra de uma segunda propriedade. Mas, existem alternativas para adquirir um terreno com o FGTS para fins de moradia primária.

O programa Aquisição de Terreno e Construção, da Caixa Econômica Federal, é a melhor opção para comprar um terreno e construir usando o FGTS para amortizar parte do pagamento. Porém, é preciso se atentar às regras, que são das mais burocráticas da categoria.

Realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), esse tipo de financiamento garante tanto parte do pagamento do terreno como a aquisição dos materiais de construção da obra. Mas, atenção: a liberação do crédito é feita mediante alienação fiduciária – quando o imóvel é utilizado como recurso garantidor da operação.

Os prazos para quitação das parcelas pode chegar a 35 anos, mas é preciso avaliar o risco de manter a penhora de um bem como garantia por tanto tempo.

Você pode fazer uma simulação diretamente pelo site da Caixa, para conhecer as condições mais indicadas para o seu orçamento.

Compartilhe

Mais posts: