Taxa Selic e sua importância para o mercado imobiliário

Também chamada de taxa básica de juros, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária e nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo e a cargo do Banco Central do Brasil para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos. 

A taxa é obtida através do cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. Dessa forma, ela influencia diretamente em investimentos e quando aumentada é vista como o instrumento que o governo usufrui para combater a inflação, da mesma forma que sua redução permite a correção de preços e aumento da inflação.

Já no setor imobiliário, a ligação entre ambos ocorre justamente pela influência da taxa em outros juros do mercado financeiro nacional. Em vista que sua variação pode alterar também o valor dos imóveis disponíveis no comércio.

Ou seja, quando a taxa Selic está mais alta, os juros do financiamento imobiliário também aumentam e o mesmo acontece quando a taxa está diminui. No entanto, essa baixa aumenta a procura por transações, já que as parcelas de financiamento ficam mais baratas e o interesse por adquirir imóvel se eleva. 

Compartilhe

Mais posts:

Isso vai fechar em 0 segundos