FAQ – Perguntas e Respostas Frequentes

Tire todas as suas dúvidas sobre o Avalion:

O AVALION

1) O que é o Avalion ?

R: É uma poderosa ferramenta que auxilia os profissionais do mercado imobiliário nas avaliações de imóveis pelo Método Comparativo Direto de Dados de Mercado. Através do Avalion o Corretor ou Avaliador terá acesso aos seguintes serviços:

          1. Opinião de Mercado;
          2. Análise de Mercado;
          3. Laudo de Avaliação;
          4. Acesso rápido a uma infinidade de amostras de imóveis similares ao imóvel avaliando.
          5. Cálculos baseado nas amostras selecionadas;
          6. Relatórios detalhados propiciando a entrega de conteúdos de qualidade;
          7. Dados para argumentos de angariação.

 

2) O Avalion é um aplicativo ?

R: Não, o Avalion não é um aplicativo. Para acessar o Avalion basta digitar o endereço do site do Avalion (www.avalion.com.br) no seu navegador de internet. Porém, por ser um site responsivo, o Avalion também pode ser acessado via smartphones de qualquer lugar bastando o usuário ter acesso a internet.

 

3) Quais as vantagens de utilizar a ferramenta Avalion?

R: São muitas as vantagens dos usuários do Avalion, dentre elas destacamos as seguintes:

      1. Grande economia de tempo uma vez que o Corretor encontrará em um só lugar um número suficiente de amostras para a realização de um trabalho avaliatório de qualidade, evitando ficar navegando de portal em portal para ter acesso às informações.
      2. O Avalion faz com que o Corretor gaste menos tempo na busca de amostras e invista tempo de qualidade na análise das amostras disponibilizadas na ferramenta.
      3. Relatório formatado com rico conteúdo para a apresentação aos seus clientes.

 

4) O Avalion é indicado apenas para imobiliárias ou pode ser acessado também por Corretores de Imóveis autônomos?

R: O Avalion é indicado tanto para profissionais ligados às imobiliárias quanto para corretores e avaliadores de imóveis autônomos. O objetivo é facilitar o trabalho desses profissionais.

5) O Avalion traz amostras para avaliações de vendas e locação ?

R: Sim, e tais amostras chegam para o Corretor de forma detalhada conforme anunciada nos principais portais imobiliários.

 

6) O Avalion é indicado para a avaliação de terrenos ?

R: Para terrenos o Avalion é mais indicado como fonte de pesquisa. A avaliação de terrenos demanda de outros fatores além da simples comparação direta de dados, tais como: zoneamento, sistema viário, classificação de usos e parâmetros de construção (ocupação). Para a Avaliação de Terrenos torna-se indispensável a análise detalhada a Guia Amarela (ou Parâmetros Urbanísticos) disponibilizados pela Prefeitura de sua cidade.

 

7) Como faço para conhecer melhor as funcionalidades operacionais do Avalion ?

R: Basta acessar a página inicial do Avalion e acessar os vídeos tutoriais disponibilizados.

 

8) De onde vem as amostras disponibilizadas pelo Avalion ?

R: A coleta de dados é feita nos principais Portais Imobiliários que representam o mercado imobiliário, ou seja, a mesma fonte de consulta de Proprietários, Compradores, Locadores e Locatários.

 

9) Em quais as regiões do país a coleta de amostras já estão disponíveis ?

R: O Avalion tem uma presença marcante nas regiões Sul e Sudeste e está crescendo a cada dia sendo que o Corretor poderá encontrar amostras também em outras regiões do País. Importante destacar que o Avalion também disponibiliza em um de seus planos a coleta de amostras sob demanda (se não encontrar amostras em uma determinada região entre em contato com o nosso Customer Service).

 

10) Após inserir os dados do imóvel avaliando, o Avalion calcula automaticamente o valor de mercado de um imóvel ?

R: A base de cálculo do Avalion são as amostras analisadas e selecionadas pelo Corretor dentre aquelas disponibilizadas na pesquisa inicial. O Avalion precisa do Corretor para que o cálculo seja mais preciso.

 

11) O Avalion dispensa o trabalho do Corretor ou do Avaliador ?

R: Não. O Avalion é uma ferramenta inclusiva. Na verdade o Avalion coloca o Corretor como a parte principal do trabalho que envolve a análise e seleção das melhores amostras disponibilizadas.

 

12) Qual o papel do Corretor ou do Avaliador que utiliza o Avalion em seus trabalhos avaliatórios ?

R: Inserir os dados no sistema de forma mais precisa possível e fazer a análise e escolha das amostras levando em conta as similaridades dos dados das amostras em relação ao imóvel avaliando.

 

13) Como fazer para a equipe da minha imobiliária receber um treinamento para a utilização da ferramenta ?

R: Basta entrar em contato com o nosso Custumer Success (suporte@avalion.com.br)

 

14) O Avalion tem suporte no caso de dúvidas ?

R: Sim. Em caso de dúvidas ou sempre que precisar de um apoio acesse (suporte@avalion.com.br).

PLANOS

15) Como faço para contratar o Avalion?

R: Siga os seguintes passos:

      • Digite no seu navegador avalion.com.br;
      • Clique em “Registre-se”;
      • Clique em “Planos” ou deslize o cursor até o final da página;
      • Escolha o plano que mais se encaixa às suas necessidades (para conhecer cada plano sugerimos que clique no botão “conheça”);
      • Clique em Comprar.
      • Siga as instruções da tela.

 

16) Em quanto tempo tenho o acesso liberado após efetuar a contratação?

R: Se o plano foi contratado pelo Cartão de Crédito a liberação é imediata. Porém, no caso de contratação através de boleto bancário a liberação é de três dias úteis (critério estabelecido pelo PayPal).

 

17) Como faço para conhecer melhor os recursos do Avalion e se essa ferramenta será de fato útil na minha rotina profissional?

R: Você poderá fazer um teste grátis e sem compromisso por 5 dias através da versão Teste. Nesta versão você terá acesso a 7 Opiniões de Mercado, 1 Laudo de Avaliação e 1 Análise Mercadológica.

 

18) Quais os planos disponíveis e seus diferenciais?

R: O Avalion disponibiliza os Planos Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Clique aqui para conhecer cada um deles www.avalion.com.br/#planos .

 

19) No Plano Diamante quais são os acessos do Usuário Master?

R: Inserir, excluir e visualizar os acessos dos usuários adicionais.

20) É possível excluir um usuário que não atua mais na imobiliária?

R: Isto é possível apenas no Plano Diamante que possuiu o recurso do Usuário Master.

 

21) É possível alterar o e-mail de um usuário inicialmente cadastrado?

R: Sim.

 

22) Quando o sistema efetivamente contabiliza uma Opinião/Análise/Laudo descontando da quantidade dos meus créditos contratados?

R: Quando após a pesquisa e seleção das amostras o usuário clica no botão “salvar”. Mesmo após o salvamento da pesquisa é possível editar alguns dados e excluir amostras inicialmente coletadas na pesquisa.

 

23) Os planos do Avalion são apenas anuais?

R: Sim.

 

24) Uma vez contratado um determinado plano, é possível fazer o upgrade a qualquer momento ? Como proceder nesse caso ?

R: Sim, diretamente no link “financeiro” do sistema.

 

25) Por que o Laudo de Avaliação não está incluído em nenhum dos planos?

R: Porque o Laudo é um trabalho específico sendo vendido separadamente podendo ser comprado de acordo com a demanda de cada avaliador.

 

26) Como faço para contratar um Laudo de Avaliação?

R: Siga os seguintes passos:

      • Digite no seu navegador avalion.com.br;
      • Clique em “Registre-se”;
      • Clique em “Planos” ou deslize o cursor até o final da página;
      • Escolha o plano Laudo;
      • Clique em Comprar.
      • Siga as instruções da tela.

 

27) O pagamento dos planos só podem ser feitos pelo Cartão de Crédito?

R: O pagamento dos planos do Avalion devem ser feito através da plataforma PayPal que aceita Cartões de Créditos de diversas bandeiras e também por boleto bancário.

 

28) Existe a possibilidade de contratar um plano através de boleto bancário?

R: Sim, porém o pagamento do plano não contempla a opção de parcelamento.

 

29) O que é o PayPal e como fazer para utilizá-lo?

R: É uma carteira digital onde você adicional seus cartões de crédito. Quando você quiser pagar alguma compra basta acessar a sua conta no paypal com seu nome de usuário e senha e escolher qual cartão usar. Conheça mais sobre o PayPal acessando https://www.paypal.com/br/webapps/mpp/how-to-use-paypal

BARRA DE MENU VERTICAL

30) Qual a finalidade do ícone “orçamentos”?

R: Através deste ícone você pode orçar um trabalho de avaliação e enviar a proposta diretamente para o e-mail do cliente.

 

31) Como adicionar um novo orçamento?

R: Acesse o ícone “Orçamentos” e em seguida no link “novo orçamento”.

 

32) Como listar os orçamentos já realizados?

R: Acesse o ícone “Orçamentos” e em seguida no link “meus orçamentos”.

 

33) Como faço para vincular um orçamento a um laudo avaliação?

R: Este procedimento é realizado diretamente no Laudo de Avaliação no campo “Orçamento Vinculado”.

 

34) Qual a finalidade do ícone “imóveis”?

R: Este ícone apresenta todas as avaliações realizadas pelo usuário, mesmo as que ainda não foram concluídas.

 

35) Qual a finalidade do ícone “bairros”?

R: Apresentar o contexto urbano dos bairros para ser apresentado no relatório do Laudo de Avaliação e Análise de Mercado.

 

36) O Avalion tem as informações do contexto urbano de todas as cidades do Brasil?

R: Não. Cada avaliador poderá incluir e editar o contexto urbano dos bairros de sua cidade sempre que quiser.

 

37) Posso editar o contexto urbano de um determinado bairro?

R: Sim, diretamente no ícone “Bairros”. Basta selecionar o bairro desejado fazer as alterações no texto e/ou anexar um arquivo (fotos ou mapa do bairro).

 

38) Como adicionar um novo bairro?

R: Acesse o ícone “bairros” e em seguida no link “novo bairro”.

 

39) Como listar os bairros da minha cidade?

R: Acesse o ícone “bairros” e em seguida no link “listar bairros”. Em seguida utilize os filtros “Estado” e “Cidade” e clique em buscar.

 

40) Qual a finalidade do ícone “perfil”?

R: O principal objetivo deste recurso é personalizar o seu trabalho de avaliação. Nos Planos Ouro e Diamante o usuário deve escolher uma “Cor do Perfil” (que se destacará no rodapé dos relatórios gerados), editar o “Currículo do Avaliador” (que aparecerá na abertura da Analise Mercadológica e Laudo de Avaliação), anexar sua “imagem de assinatura” e “inserir sua logo” (que também se destacarão nos relatórios gerados).

Com estas ações você entregará ao seu cliente um material de conteúdo com a “cara” de sua empresa.

 

41) Por que devo editar o meu perfil e em que planos este recurso está disponível?

R: Para manter os relatório de Análise de Mercado e Laudo de Avaliação mais completos e personalizados, promovendo uma melhor identificação do avaliador e imobiliária que realizou o trabalho.

OPINIÃO DE MERCADO

42) Como é realizado o cálculo na Opinião de Mercado?

R: O valor do imóvel é calculado baseado na média das amostras pesquisadas selecionadas criteriosamente pelo usuário. Para um valor mais detalhado e preciso é necessário fazer um Parecer Técnico de Avaliação Imobiliária ou um Laudo de Avaliação, que deverá ser executado por um profissional da área que esteja devidamente capacitado e com conhecimento para fazer as análises e as homogeneizações necessárias.

 

43) O Avalion considera nos cálculos apenas a área privativa?

R: O usuário poderá optar em realizar os cálculos com base na área privativa ou na área total.

 

44) É possível imprimir um relatório da Opinião de Mercado?

R: Sim. Basta acessar esta opção diretamente no sistema.

 

45) É possível salvar a Opinião de Mercado em um drive externo?

R: Sim. Após concluída a Opinião de Mercado, o usuário poderá acessar a Opinião realizada podendo visualizá-la e salvá-la. O próprio sistema irá sugerir uma pasta externa para que o trabalho seja salvo.

 

46) Após concluída a Opinião de Mercado é possível editar os dados?

R: Sim. Basta acessar o ícone “Opinião de Mercado” e em seguida clicar no link “Minhas Opiniões”. No canto direito da tela aparecerá o botão “editar”.

 

47) É possível inserir informações adicionais no relatório da Opinião de Mercado?

R: Não. Esta opção só está disponível na Análise de Mercado e Laudo de Avaliação no campo “Considerações Finais”.

 

48) O Avalion mantém no sistema todas as Opiniões de Mercado realizadas?

R: Sim. Basta acessar o ícone “Opiniões de Mercado” e em seguida clicar no link “Minhas Opiniões”.

 

49) Como pesquisar dentro do Avalion uma Opinião de Mercado específica?

R: Acesse o ícone “Opiniões de Mercado”, em seguida clique em “Minhas Opiniões” e realize a busca através da lupa.

 

50) Eu consigo classificar as Opiniões de Mercado realizadas por endereço, data ou tipo de imóvel?

R: Sim, acesse o ícone “Opiniões de Mercado”, em seguida clique em “Minhas Opiniões”. Depois clique diretamente na informação que você quer classificar na barra superior do seu histórico de Opiniões.

Este recurso também está disponível na Análise de Mercado e Laudo de Avaliação.

 

51) Por que o Avalion realiza a busca de amostras apenas pelo raio e não por bairro?

R: O opção pelo raio é para tornar mais precisa a busca das amostras. Quanto mais próximas as amostras forem do imóvel avaliando, mais precisa será a avaliação. A busca pelo raio deixa essa análise mais no controle do avaliador, fato que não é possível quando a busca é feita pelo bairro, uma vez que as amostras podem vir de extremidades distintas do bairro.

 

52) Qual a finalidade dos filtros e quando devo utilizá-los?

R: A aplicação dos filtros eliminam do Quadro Amostral as amostras que não se enquadram nos critérios estabelecidos para cada filtro. Os filtros devem ser utilizados com muita cautela pelo avaliador uma vez que os anúncios dos Portais (fonte de informações do Avalion) nem sempre contemplam todas as informações necessárias. Importante lembrar que as informações disponibilizadas nos Portais são de responsabilidade exclusiva das imobiliárias anunciantes.

 

53) Como faço para enviar uma Opinião de Mercado por e-mail ?

R: Salve sua Opinião de Mercado em um drive externo e envie para o seu cliente diretamente do seu gerenciador de e-mail.

ANÁLISE DE MERCADO

54) Qual a diferença entre Análise de Mercado e Laudo de Avaliação?

R: A Análise de Mercado é mais ampla e visa servir de apoio para o Corretor/Administrador de Imóveis transformando-se numa verdadeira ferramenta de angariação. Através da Análise de Mercado é possível ter um panorama do mercado de vendas e locação facilitando assim a argumentação junto aos clientes proprietários e locadores, com dados do tipo número de imóveis disponíveis em determinada região, valor médio dos imóveis, etc.

O Laudo de Avaliação, por sua vez, é mais específico sendo mais utilizado no âmbito judicial ou quando o objetivo é apenas obter o valor de mercado do imóvel e não a sua comercialização.

 

55) Como é feita a evolução dos cálculos na Análise de Mercado?

R: O valor do imóvel é calculado baseado na média das amostras pesquisadas selecionadas criteriosamente pelo usuário. O resultado depende diretamente da análise que o Corretor/Avaliador fizer de cada amostra em relação ao imóvel avaliando.

 

56) Como faço para selecionar e nomear as fotos das amostras?

R: Após o Avalion buscar as amostras disponíveis dentro do raio que você selecionou, clique em “Ver Anúncio”. Se a amostra for similar ao imóvel avaliando, clique nas fotos que você quer trazer para o seu relatório escrito e adicione uma legenda, ou seja, dê um nome para a foto escolhida (nome do ambiente). Você pode escolher quantas fotos desejar, mas sugerimos que escolha no máximo 4 fotos por amostra, para que o relatório de sua análise não fique muito extenso. Dentre as fotos escolhidas, determine a foto que ficará em destaque no relatório. Para isso, basta clicar no quadro “Foto Principal”. Deslize até o final da página e clique em “salvar mudanças”.

 

57) Qual a quantidade de amostras necessárias para uma Análise de Mercado?

R: São necessárias no mínimo 4 amostras. No canto superior direito você encontrará um botão de salvamento azul com um contador de amostras selecionadas.

 

58) É possível editar e inserir informações adicionais no relatório da Análise de Mercado?

R: Sim, através do campo “Considerações Finais”.

LAUDO DE AVALIAÇÃO

59) O que é um Laudo de Avaliação e qual a sua finalidade ?

R: É um trabalho avaliatório de qualidade respaldado nas normas da ABNT da Série 14.653-1 e 2, Resolução do COFECI 1.066/2007 e Ato Normativo 001/2011, que visa determinar o valor de mercado de um imóvel. Neste trabalho o objetivo do Corretor/Avaliador não é angariar o imóvel e sim produzir e comercializar o trabalho avaliatório em si. O Laudo de Avaliação é indicado para clientes que desejam atualização patrimonial, avaliações para fins de inventários, avaliações judiciais, dentre outras.

O Laudo de Avaliação deve ser produzido por profissionais do mercado com conhecimento de causa, capacitados e com conhecimento para fazer as análises e as homogeneizações necessárias.

 

60) Como é feita a evolução dos cálculos no Laudo de Avaliação ?

R: O valor do imóvel é calculado baseado na média das amostras pesquisadas selecionadas criteriosamente pelo usuário. O resultado depende diretamente da análise que o Corretor/Avaliador fizer de cada amostra em relação ao imóvel avaliando (homogeneização). No Laudo de Avaliação o Avalion realiza automaticamente o saneamento das amostras (critérios para a eliminação de dados discrepantes após a homogeneização dos dados feitas pelo Avaliador), eliminando do Quadro Amostral as amostras que estiverem 10% acima e 10% abaixo da média aritmética inicialmente calculada, propiciando o cálculo da Média Aritmética Final, que é a base para o cálculo do valor do imóvel. O Laudo de Avaliação disponibiliza ainda o Limite Inferior e Limite Superior com a variação de 5%.

 

61) O que é a Média Final que aparece na evolução dos cálculos ?

R: É a média aritmética calculada após o saneamento das amostras. O critério do Avalion para este saneamento é eliminar do Quadro Amostral todas as amostras que estiverem 10% acima e 10% abaixo da média aritmética inicialmente calculada. O resultado é chamado de Média Final.

 

62) É possível editar e inserir informações adicionais no Laudo de Avaliação ?

R: Sim, através do campo “Considerações Finais”.

 

63) O que fazer se a quantidade de amostras trazidas pelo Avalion for insuficiente em determinada região?

R: O usuário pode se valer do recurso da “Pesquisa Sob Demanda”. Este serviço está disponível no Plano Diamante onde o Avalion realiza uma pesquisa específica na região desejada pelo usuário. Se houver amostras na região, estes dados serão compartilhados com o usuário solicitante.

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