O que você precisa para fazer um financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é um dos principais aliados de quem quer conquistar o sonho da casa própria.
Mas antes de assinar o contrato e adquirir a sua carta de crédito, é necessário juntar uma série de documentos para dar entrada no pedido de financiamento.

Isso porque o credor precisa ter a garantia de que você conseguirá arcar com o processo de amortização dos juros e quitação das parcelas do imóvel. Afinal, isso poderá comprometer uma quantidade significativa da sua renda por alguns anos.

Confira a seguir todos os documentos necessários para o financiamento.

Documento de identidade
Pode ser Carteira de Identidade (RG em bom estado de conservação), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou documentos profissionais de órgãos classistas, como OAB, CRM e CREA.

CPF
Caso o número do CPF esteja em qualquer um desses documentos de identidade, não há necessidade de entregar o CPF individual.

Comprovante de estado civil
Os solteiros devem apresentar a certidão de nascimento e os casados, a de casamento, que deverá estar averbada no caso de divorciados.

Comprovante de endereço
De preferência no nome do proponente, pode ser conta de luz, telefone, correspondência bancária, e deve ser recente (no máximo, de três meses).

Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais
Pode ser emitida pelo site da Receita Federal e mostra se há débitos ou pendências cadastrais em nome do interessado no financiamento.

Declaração de Imposto de Renda
Qualquer pessoa que não esteja no grupo de isenção do Imposto de Renda deve entregar a declaração completa do último período, inclusive com folha de rosto e recibo de entrega. Os isentos não precisam entregar nenhum outro documento.

Extrato do FGTS
Se você quiser utilizar seu FGTS para ajudar a quitar o financiamento, você precisa apresentar extrato original, datado, carimbado e atualizado, emitido em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Carteira de Trabalho
Todo assalariado precisa apresentar a Carteira de Trabalho entre os documentos para financiamento.

Comprovante de renda familiar
Este é o documento que comprova que você realmente tem capacidade para assumir o pagamento mensal do financiamento. Você pode somar a renda de todos os integrantes da família que trabalham ou que tenham renda formal.

Vale ressaltar que, geralmente, as prestações do financiamento não podem exceder 30% da renda comprovada.

Compartilhe

Mais posts:

Isso vai fechar em 0 segundos