O que é avaliação mercadológica de um imóvel?

O que é avaliação mercadológica de um imóvel?

É a definição precisa do valor de um imóvel através de fundamentação técnicas e metodologias de aferição. A avaliação mercadológica vai muito além da mera comparação de preços entre imóveis similares. Ela utiliza uma gama muito maior de dados, evidências e cálculos para chegar a um valor realmente preciso.

O Laudo de Avaliação ou Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica é o documento que reúne os dados e conclusões resultantes do estudo do imóvel. Serve para definir, com precisão, o valor de um imóvel e assim por fim a conflitos sobre o preço de um bem. 

Na compra, venda ou aluguel de imóvel, o valor é muito variável. Para se ter uma negociação justa e sem prejudicar nenhuma das partes, o ideal é que se tenha um Laudo de Avaliação Mercadológico do Imóvel preciso e que leve em consideração todos os fatores, a fim de se chegar a um bom acordo para ambas as partes.

Mas quem precisa de uma avaliação de imóvel? Pessoas que estão em vias de efetuar alguma transação imobiliária, tais como compra, venda ou aluguel de imóvel. 

A avaliação mercadológica é recomendada em casos que existe a necessidade de eliminar discrepâncias no valor real do bem para realizar um negócio justo e sem perdas. Como empresas que necessitam da comprovação e avaliação patrimonial (exemplo: processos de fusões, cisões, ou incorporações) e também escritórios de advocacia ou advogados que necessitam de um laudo pericial para seus clientes em litígio ou processo civil.

Compartilhe

Mais posts: