Avaliação de imóvel: O que é e como funciona?

A avaliação de imóvel é necessária para diversos tipos de situações, pois define exatamente qual é o valor de um imóvel perante o mercado imobiliário. Ela é extremamente importante no processo de compra e venda de uma casa ou apartamento.

Para a avaliação de imóvel acontecer de maneira correta, é preciso levar em consideração alguns parâmetros, tais como: a sua localização, tamanho e acabamentos (padrão construtivo), o seu estado de conservação, quais são as áreas comuns, a quantidade de elevadores, a quantidade de apartamentos por pavimento, se existe uma certa proximidade com metrô, shopping e outros pontos de referência e como é a vizinhança. Esses parâmetros definem exatamente quanto vale um imóvel.

No entanto, dos critérios citados, sem dúvida alguma, o que exige maior atenção do profissional responsável pela avaliação de imóveis é o estado de conservação. Embora as moradias mais novas geralmente estejam com a manutenção em dia, é preciso realizar essa inspeção. Nesse caso, o avaliador compara as condições atuais com as que foram redigidas no memorial descritivo do imóvel.

Em casos de apartamentos mais antigos, alguns aspectos serão observados: revestimentos, pinturas, fachada (portões, grades, portas, janelas, calçamento, entre outros), hidráulica e elétrica, telhado, forro e vidraças.

Deu para entender melhor como funciona a avaliação de imóvel, não é mesmo? Tenha em mente que vale muito a pena realizar esse processo para confirmar o nível de qualidade, bem como definir o preço correto de compra e venda.

Entre em contato com a Avalion!

Compartilhe

Mais posts:

Isso vai fechar em 0 segundos