Articles

A importância da ética para o sucesso das transações imobiliária

Sem comentários

Por Paulo Roberto de Oliveira*

Durante o nosso dia a dia, sempre ouvimos alguém falando sobre ética, porém, o que entendemos sobre isto? O que significa? Sabe-se que ela é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano. Além disso, ela tem um papel muito importante na relação do trabalho.

Ela é um conjunto de valores, normas e atitudes que conduzem o comportamento dos profissionais. É por meio dela que um profissional apresenta comportamentos adequados ao ambiente de trabalho, sendo guiado por princípios que impactam diretamente na convivência em grupo.

Na prática, qual a influência da ética em nosso dia a dia? Trabalhamos eticamente? Como é este comportamento no mercado imobiliário onde a pressão pelo fechamento do negócio é um imperativo, ainda mais em cenários de ampla concorrência ou acomodação do setor?

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) tem um Código de Ética, assim como outros conselhos de classe, com uma série de artigos que são de suma importância para os profissionais que desejam exercer essa profissão. Mais do que isso: que querem exercê-la de forma séria, justa e transparente.

É primordial que nós, corretores de imóveis, tenhamos consciência de que temos uma parcela de responsabilidade sobre a nossa conduta. Além de um dever moral, é importante lembrar que cada profissional responde por seus atos de acordo com as determinações do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor.

Em nosso dia a dia devemos ser éticos. Isso pressupõe não utilizar de artimanhas para agilizar a negociação; ter clareza, tanto em atitudes, quanto em palavras; e jamais tentar tirar proveito de uma situação. Ser honesto e ter uma boa relação com os colegas de profissão é essencial.

Quando observamos mercados imobiliários maduros, como Europa e Estados Unidos, em que quase 100% das transações imobiliárias são realizadas no modelo de parceria entre os corretores de imóveis, tanto de quem vende, quanto de quem compra, entendemos que o segredo deste sucesso é apenas um: a Ética.

É através da ética que os profissionais conseguem trabalhar com confiança e permanecer num mercado tão competitivo quanto o imobiliário. A ética é sinônimo de tranquilidade, sucesso e crescimento, pois, agindo segundo esse princípio, todos trabalham de forma transparente, respeitosa e honesta em prol de um objetivo comum: realizar o melhor negócio possível a todas as partes envolvidas na transação imobiliária.

  • CEO do Avalion, startup de avaliação imobiliária.
adminA importância da ética para o sucesso das transações imobiliária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *